quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Definição de Aprendizagem Organizacional

 "Nas organizações que aprendem as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar resultados que elas realmente desejam, onde maneiras novas e expansivas de pensar são corajadas, onde a aspiração coletiva é livre, e onde as pessoas estão constantemente aprendendo a aprender coletivamente."
                                                                               
                                                                                                                   (Senge, 2009)





Concluímos que as organizações que adquirem o processo de aprendizagem têm muito mais capacidade de atingir resultados desejados, onde as pessoas estão sempre aprendendo com todos em volta das organizações (coletivamente). E o processo de aprendizagem em uma organização envolve uma analise que detalha o que esta acontecendo no ambiente externo e interno da organização e também a definição de novos comportamentos, que concretizam a qualidade do aprendizado.


As cinco disciplinas

Domínio Pessoal


Pensamento Sistêmico


A organização não é um sistema isolado, é parte de vários e diferentes sistemas integrados; em uma organização de aprendizagem, os membros consideram a organização um sistema no qual o trabalho de cada pessoa afeta o trabalho de todas.

Significa também manter cenário maior na mente de todas as pessoas e estar atento ao ambiente externo, pressupõe a procura da verdadeira essência dos problemas.

Considerações do grupo:

O pensamento sistêmico é que tem como objetivo fazer com que todas as etapas do processo sejam analisadas de maneira diferente gerando uma inter-relação entre eles, alterando a forma de pensar. 



ENTREVISTA NO PROGRAMA DO JÔ

 NESTA PARTE DA ENTREVISTA (MARIO SERGIO CORTELA) FALA DO SEU LIVRO "QUAL É A TUA OBRA"?QUE NÃO É DIRECIONADO A NENHUM PÚBLICO EM ESPECÍFICO, E ACABA SENDO APLICADO A TODOS OS TIPOS DE PESSOAS......



Liderança

 Liderança é uma virtude, e não um dom. E, do ponto de vista filosófico, virtude é uma força intrínseca. Como a coragem, o destemor, a iniciativa são forças intrínsecas. Tudo que é virtual é força intrínseca. E virtual não é o que se opõe ao real, mas aquilo que se opõe ao atual. Essa é uma discussão antiga na filosofia, desde Aristóteles, no século IV a.C. A arvore está virtualmente contida numa semente. Portanto, a semente é virtualmente uma árvore. Quando ela passa a ser uma árvore, ela se atualiza.
Porque partimos desta idéia? Porque a liderança é uma virtude que esta em qualquer pessoa, do ponto de vista virtual. O virtual precisa ser atualizado ou realizado.
Não é possível que qualquer homem ou qualquer mulher desenvolva qualquer trabalho se não tiver consciência clara da finalidade daquela atividade.
Alias, de maneira geral, quando se vai abrir uma empresa no Brasil, pergunta-se qual a razão social. Razão social significa dizer qual é o sentido daquilo que será realizado. Qual a razão da sua existência? Qual é a razão de você atuar nessa área? Por que trabalhar nesse setor?
A sua Obra é atuar na área de varejo? É Fazer contato com o cliente? É projetar planos ambientais?
A sua obra é muito mais ampla do que qualquer que seja a atividade que você realize em si mesma.
Se você tem tarefa de gestor, será que aquela pessoa que trabalha com você no dia a dia tem clareza de qual é a obra dela dentro da equipe, da empresa, da sociedade? Ou será que ela supõe que a obra dela é apenas aquilo que esta fazendo no imediato? Esta é uma questão relevante porque uma das tarefas do líder é esclarecer a obra coletiva.
A liderança é sempre circunstancial. Qual é a diferença entre líder e liderado? È a circunstância. Ou seja, a ocasião ou situação.
Nenhum ou nenhuma de nós é líder em todas as situações, nenhum ou nenhuma de nós consegue liderar qualquer coisa, ou todas as coisas e situações. Por outro lado, qualquer um ou qualquer uma de nós é capaz de liderar alguns processos, algumas pessoas, algumas situações.
O líder é aquele ou aquela capaz, numa dada circunstância, de levar adiante pessoas, projetos, idéias, metas. Qualquer um consegue fazer isso, desde que transforme a sua força intrínseca numa força atual.

Postura do líder

Assumir a postura de liderança é, antes de mais nada, uma escolha. Mas ela exige uma estupenda capacidade: a de ser humilde.
Se há uma coisa que atrapalha qualquer processo de liderança é líder ou liderado supor-se já sabedor, conhecedor e iluminado.Afinal a um antagonismo entre líder e arrogância. Gente arrogante tem uma característica muito peculiar: é cheia de certezas. Cuidado com gente cheia de certezas. São pessoas incapazes de crescer.
Porque o crescimento na história da humanidade se dá quando a gente tem dúvida.Quando a gente só tem certezas, o máximo que se faz é ficar o tempo todo dentro do mesmo.

Trechos extraídos do Livro Qual é a Tua Obra – Mario Sergio Cortella
                                                                                                            

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/ratatouille/


Este vídeo é um forte exemplo de Liderança.


“Em suas palestras, Cortella convida e conduz o público à reflexão, com conteúdo filosófico que pode ser aplicado tanto à sua vida pessoal como à profissional, acerca de ética no trabalho, relações interpessoais, valores, preconceitos, versatilidade, ousadia, exercício do poder e da autonomia e outros tantos temas que este respeitado e renomado palestrante é capaz de discutir durante horas".



Considerações do grupo:

A liderança é uma virtude que cada pessoa pode desenvolver, não existe a pessoa que já nasce líder, certamente o líder teve condições propicias para se desenvolver, como meio de convivência ou estudo dedicado a esta finalidade.
O papel de liderança exige muito, é necessária clareza e transparência, nas colocações de um líder para seus liderados, começando com clareza daquilo que se espera de uma equipe em uma determinada atividade, ou dentro da organização de um modo mais amplo, é impossível que uma equipe consiga atingir determinado objetivo sem conhecê-lo, sem que lhe seja apresentado à direção a ser adota alinhado com as expectativas, cultura e ética do líder ou organização.
Um líder não é a figura do antigo general em um campo de batalha, ele é parte atuante do processo, onde se faz necessário observar os liderados como pessoas integrantes da organização ou processo e não meramente recursos.
È de fundamental importância ressaltar que nenhuma pessoa consegue se manter líder em período integral, diante de cada circunstância dentro de um objetivo a ser atingido, haverá certamente um líder diferente em cada etapa o processo, seja por conhecimento técnico ou habilidade, neste momento a humildade do líder como dos outros membros da equipe torna-se questão vital para o sucesso do trabalho.

Gestão

A virtualização do local de trabalho, a possibilidade de trabalhar em qualquer canto, não significa necessariamente que facilitou a nossa existência. Poder trabalhar em qualquer lugar hoje significa que se pode trabalhar o tempo todo. Agora, está-se procurando um ajuste que não tem a ver somente com o mundo do trabalho, mas com o nosso modo de vida. Há executivos que entram em estado de desespero porque não conseguem mais conviver com a família. E como o mundo da competitividade é muito acelerado e ele precisa de fato estar o tempo todo em atenção, produzindo, procurando competência e eficácia, não sobra tempo para outras coisas. Então, tem-se um nível de infelicidade muito grande.

Trechos extraídos do Livro Qual é a Tua Obra – Mario Sergio Cortella
                                                                                        
Considerações do grupo:

Com o aumento da tecnologia, com maior mobilidade e interatividade e com a grande velocidade com que as mudanças acontecem atualmente, e que trazem a sensação de maior conforto, comodidade e distração para as pessoas, mas que ocasionam uma gigantesca competitividade entre as organizações, na busca constante por inovações. Tais fatores remetem cada vez mais, a maior dedicação dos seus gestores e dos departamentos de criação e desenvolvimento. Nos dias de hoje a carga de trabalho e a jornada de trabalho rompem as barreiras físicas da empresa, de modo que é difícil para um gestor definir quantas horas ele trabalha por dia ou semana. Com tanta dedicação perde-se a vida particular e passa-se a ter quase que todo tempo dedicado ao trabalho, tendo como reflexo grave conseqüências, como aumento do estresse, desestabilidade familiar e por conseqüência pessoal. Cabe avaliar a contribuição que este profissional apresenta para a organização diante desta condição de vida e trabalho, e nos cabe perguntar: Tendo uma vida mais saudável sua contribuição não poderia ser maior e melhor?
É o momento de avaliarmos o que realmente precisamos e o que realmente queremos em nossas vidas, para que somente assim as organizações possam avaliar a verdadeira importância do bem estar de seus membros. È impossível que alguém que tenha uma vida pessoal conturbada, possa apresentar resultados melhores do aquele que tem uma vida pessoal prazerosa, é necessário buscar o equilíbrio constante.

Ética


  É impossível pensar em ética se a gente não pensar em convivência. Afinal o que é ética? A ética é o que marca a fronteira da nossa convivência. Ética é aquela perspectiva para olharmos os nossos princípios e os nossos valores para existirmos juntos. Nós humanos vivemos em condomínio que temos autonomia, porém não temos soberania. Não agimos por instinto. Agimos por reflexão, por decisão, por juízo. A ética é o conjunto de princípios e valores da nossa conduta na vida junta. Portanto ético é o que faz fronteira entre o que a natureza manda e o que nós decidimos. A ética é aquilo que orienta a sua capacidade de decidir, julgar e avaliar. A ética é um conjunto de princípios e valores que você utiliza para responder as três grandes perguntas da vida humana: Quero? Devo? Posso?
  Nós vivemos muitas vezes dilemas éticos. Há coisas que eu quero, mas não devo. Há coisas que eu devo, mas não posso. Há coisas que eu posso, mas não quero.

Ética e Antiético

Existe alguém sem ética, posso falar que alguém não tem ética? Ou devo dizer que aquilo é antiético?
Não existe “falta de ética”. Essa expressão é equivocada, talvez o que se queira dizer é: “Isto é antiético”, algo contrário a uma ética que esse grupo compartilha e aceita. Posso dizer que um bandido tem ética? Posso. Ele tem princípios e valores para decidir, avaliar, julgar. O que eu posso dizer é que a ética que ele tem é contrária à minha e a sua. Existe algum tipo de ser humano que é antiético? Sim, aquele que não puder decidir, avaliar, julgar, a ética é, antes de mais nada, a capacidade de proteger a dignidade da vida coletiva.

Trechos extraídos do Livro Qual é a Tua Obra – Mario Sergio Cortella

Considerações do grupo:

A ética se forma em cada ser humano desde o momento em que ele nasce, os primeiros contatos com sua família e a forma com que começa sua educação, onde começam ser definidos seus limites e liberdades é onde inicia-se a formação de sua ética e conduta. A primeira base para a definição da ética de um ser humano esta na família, em seguida surge a convivência na escola e com os amigos, onde sua ética pode ser reforçada ou sofrer alguma alteração, quando comparado com os princípios adquiridos em casa. Tendo a definição de ética, “como conjunto de princípios e valores da nossa conduta em sociedade”, sabemos que dentro de uma mesma sociedade haverá diferentes conjuntos de princípios e valores, em função das diferentes formas de pensar e julgar de cada ser humano, que estará relacionado com a percepção de cada um, com a sensibilidade, com as reações e emoções diante das diversas circunstâncias. Se dentro de uma mesma sociedade exposta as mesmas condições geográficas e supostamente econômicas, que tendem a lhe proporcionar mesmos hábitos e estilo de vida, ainda assim existem diferentes valores presentes, em sociedades com condições diferentes da nossa a ética pode apresentar enormes diferenças, podendo até mesmo surpreender.
Vale ressaltar que herdamos dos nossos familiares ou amigos ou até mesmo da sociedade em que vivemos, a base para nossa ética, desta forma povos com outras culturas certamente terão seus valores diferentes do nosso.


Relação entre Liderança, Ética e Gestão e as cinco disciplinas de Senge

Quando Cortela fala de Liderança, Ética e Gestão esta retratando características das pessoas, modo de vida e comportamento, que irão refletir na vida e comportamento profissional de cada um, e por conseqüência nas  organizações, tais analises podem servir como base para o estudo de Peter Senge nas cinco disciplinas.
Todos os assuntos se relacionam porque a base para todos são as pessoas, não podemos analisar determinado assunto de maneira isolada, devemos ainda ressaltar a importância da ética, como fator fundamental nas demais analises e resultados.
Como exemplo, podemos analisar a influência da ética no estudo da visão compartilhada.
Um trabalho em grupo tem suas possibilidades reduzidas de ser bem sucedido, se este grupo não compartilhar os mesmos padrões éticos, nesta hipótese os conflitos que naturalmente existem em grupos, serão potencialmente maiores, podendo se perder o foco, e o empenho individual, com isto outros papeis como  a liderança passam a ser fundamentais para manter o rumo.

  


Porque a Marcopolo quer ser uma organização que aprende?

A Marcopolo entende que é essencial adquirir competência para competir no mundo globalizado,
em que os seguintes fatores-chave impulsionarão o mundo dos negócios: inovação, velocidade de resposta ao cliente, flexibilidade, capacidade de aprender e foco e, suas competências-chave. Também há uma necessidade de reposicionamento dos executivos e profissionais-chave da empresa devido a quatro mudanças fundamentais no negocio Marcopolo: atuação de empresa global sem perder vantagens de empresa local; competição mais acirrada, onde o lema será ‘’foco no cliente’’ clientes mais exigentes, em que o binômio ’’preço x qualidade’’ terá casa vez mais peso como fator de decisão de compra; e rede de parcerias através de alianças estratégicas e operacionais. As organizações em um todo, dão cada vez mais importância em partes de fazerem mudanças, um aspecto   primordial no mercado. A Marcopolo, e assim como toda Empresa que entrar no mercado de trabalho, possuirá inúmeros concorrentes e com isso terá que ter mais atenção, ajudando nos novos estudos do mercado, tendo uma atenção maior na relação de se tornar cada vez mais nova, mais exigente, com isso,se compete com seus adversários, fazendo com que seus funcionários estabeleçam cada vez mais mudanças.

     
Avaliação do modelo de gestão da Marcopolo considerando o modelo "Learning         Organizations”?
 No modelo ‘’Learning Organization’’ a organização precisa funcionar como um conjunto   sistêmico, onde todas as partes se integram e precisam agir, precisa ter metas e missões bem claras e definidas, os objetivos são determinados em curto prazo. Podemos comparar a dinâmica organizacional e a capacidade de liderança da Marcopolo com o modelo Llearning Organizations. A Marcopolo é uma organização que entende que é essencial adquirir competência para competir no mercado globalizado.




Um comentário:

  1. QUE VERGONHA HEM, PLAGIAR O TRABALHO DOS COLEGAS !! ISSO É QUE É FALTA DE CRIATIVIDADE !!

    ResponderExcluir